PARABÉNS AO GRUPO GAY DA BAHIA PELOS 42 ANOS.

em
Keila Simpson


Nessa comemoração de 42 anos do GGB eu quero declarar a minha admiração e respeito por esse grupo um dos mais antigos do Brasil, e muito ativo ainda. Foi em 1991 que me aproximei do grupo convidado por Luiz Mott depois de ter recebido indicação das travestis que trabalhavam na prostituição para ser a pessoa que faria o trabalho voluntário de distribuir preservativos grátis um dos projetos que o grupo coordenava naquele período. Fui e não parei mais.
Comecei a freqüentar o GGB ativamente nas reuniões noturnas duas vezes por semana na Rua do Sodré, e conseqüentemente iniciei a minha formação política nesse processo constante de aprendizado. O grupo me abriu as portas para fazer outras atividades interagindo sempre com os coordenadores e os freqüentadores do grupo, até que em 1995 fundou-se a ATRAS – Associação de Travestis de Salvador. O GGB mudou-se para o Pelourinho e lá continuamos desenvolvendo os nossos trabalhos, especificamente com a população de travestis e executando projetos importantes para as travestis como os de capacitação profissional e de prevenção as ISTs/Aids.
O GGB sempre atuou muito próximo das travestis e eu posso imaginar aqui enquanto escrevo nas muitas atividades que desenvolvemos juntos, nas cumplicidades que desenvolvíamos durante as jornadas de trabalho com o resto da equipe. Sempre foi uma equipe muito pequena para o tamanho das atividades do grupo, o que não impedia de maneira alguma o desenvolvimento de todos os projetos. Tinha além de cumplicidade muita força de vontade em tudo o que os coordenadores atuavam.
Quantas pessoas passaram por nossas mãos e atenções, quantos materiais, folders e preservativos foram distribuídos gratuitamente, quantas horas de palestras, entrevistas e formações nós que estávamos no papel de coordenadores fizemos? Incontáveis… Quantas paradas, quantos concursos de fantasias de carnaval, quantas sessões de cinemão nas praças, quantas manifestações?
É GGB Feliz Aniversário! Desejando que outros 42 anos sejam a meta futura e que você consiga do alto da sua existência continuar reagindo a toda e qualquer forma de discriminação, sempre atento às mudanças e coadunando com elas, proporcionando quando oportunas novas formações aproximando a militância LGBTQIA+ rumo a um futuro de mais inclusões, e muitas resistências.
Siga firme e forte na defesa da sua missão e obrigada por ter aberto às suas portas para essa travesti que mesmo distante às vezes estará sempre disposta para contribuir com o seu fortalecimento institucional

KEILA SIMPSON – TRAVESTI 56 ANOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s