Exposição Virtual Carnavalesco baiano Evandro de Castro Lima, luxo e glória.

Salvador, 23 de fevereiro de 2022. Do GGB.

 O Grupo Gay da Bahia (GGB) para comemorar 102 anos da memória do carnavalesco baiano Evandro de Castro Lima, finalidade de celebrar a sua história no momento que seria o Carnaval de Salvador de 24 de fevereiro a 1 de março de 2022.

 Evandro se estivesse vivo teria 102 em 29 de janeiro de 2022. Evandro nasceu em Salvador em 29 de janeiro de 1920 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 24 fevereiro de 1985. Ele era formado em advocacia, mas foi consagrado como figurinista, bailarino e carnavalesco, não só do Rio, mas do Brasil. Ele foi um homem muito bonito e de gestos finos, apesar disso ganhou fama de valentão na velha São Salvador, porque precisava se defender contra quem não gostava do seu jeito de ser e de viver.

Evandro foi mal compreendido na Salvador da época por sua orientação sexual, assim, como muitos para poder viver e ser feliz, se exilou no Rio de Janeiro.Com isso a Bahia perdia e o Rio recebia uma pessoa que mais tarde se transformaria na persona das artes e do carnaval carioca sendo referência para todo o Brasil. A sofisticação, gosto pelo luxo, a sua fama e glória conquistou os corações dos cariocas e da mídia da época. 

A exposição tem finalidade de trazer de volta a memória do carnavalesco para a sua terra, a cidade de Salvador, agora mais inclusiva e humana. Expor sua arte para a cidade e as novas gerações terem a oportunidade de conhecer a trajetória desse grade artista. 

Conhecer esse carnaval de luxo e a arte dos figurinos de Carnaval, conhecer o criador e a criatura. As criações e as glorias dos concursos dos bailes de carnaval. 

A exposição constará de fotos do Concurso de Fantasias LGBT+ do Carnaval de Salvador, categoria luxo, realizado pelo Grupo Gay da Baia na segunda-feira de Carnaval, na praça Municipal com apoio da Prefeitura do Salvador e Saltur, há mais de 20 anos consecutivos. 

Ainda como registro o Grupo Gay da Bahia (GGB), sugere ainda a Câmara Municipal a nomeação de logradouro público ou novos circuito de Carnaval com o nome do artista, assim como fez a cidade do Rio de Janeiro, dando o seu nome, ainda em vida, há uma rua no Recreio dos Bandeirantes, no bairro da Tijuca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s